Acne da mulher adulta
A acne da mulher adulta é o segundo tipo mais comum de acne. É um tipo de acne que surge ou persiste após a adolescência.
Pode estar associada com alterações hormonais, aumento de pelos ou síndrome dos ovários policísticos. Tem curso crônico, piora nos períodos próximos a menstruação e normalmente as “espinhas” aparecem na região da mandíbula e pescoço. Costumam ser “espinhas” mais profundas que coçam ou doem e demoram mais tempo para desaparecer e infelizmente podem deixar manchas e cicatrizes. Espremer ou coça-las aumentam as chances de ficar marcas na pele.
Felizmente há tratamento!
Eu digo que o tratamento é como uma escada, quanto mais alto o degrau que subimos, mais potente e eficiente é o tratamento, porém tem mais efeitos colaterais. Na maior parte dos casos é interessante subir um degrau por vez, para um tratamento com a melhor potência e mínimo de efeitos colaterais para cada caso.
Iniciamos frequentemente com os tópicos que são sabonetes e gel para limpeza, filtro solar próprio para pele acnéica (muito importante!) e medicamentos na forma de gel ou creme como antibióticos e ácidos.
Após, podemos precisar de antibióticos em comprimidos ou medicamentos para controle hormonal como anticoncepcionais. A isotretinoina pode ser usada quando não conseguimos controle com nenhum dos tratamentos anteriores. Embora este medicamento não cure a acne da mulher adulta, ele pode controlar as lesões e facilitar o tratamento mais tarde.
Em todos os casos, recomendo não abusar da exposição solar e melhorar a qualidade da alimentação. Uma alimentação saudável melhora a acne e, às vezes, nos poupa de usar alguns medicamentos!
O tratamento exige paciência e disciplina para manter os bons resultados por muito tempo.
Se você se identificou, procure um dermatologista para uma avaliação e maiores esclarecimentos!