Dermatite atópica
A dermatite atópica (DA) é uma doença de pele comum, inicia-se geralmente na infância.
Nos bebês ela pode se manifestar como pele áspera, vermelha e feridas nas bochechas e pele áspera por todo corpo. Já na infância e nos adultos é comum feridas nas áreas de dobras, como parte interna dos cotovelos, joelhos, no pescoço e nos glúteos,
Além de provocar coceira, a DA facilita o aparecimento de infecções de pele e de outras alergias como a dermatite de contato.
Por ser tratar de uma doença crônica, os cuidados devem ser contínuos. É recomendado que os banhos sejam rápidos e mornos, evitar o uso excessivo de sabonetes, preferir roupas de algodão, evitar roupas sintéticas e de lã em contato de direto com a pele, evitar uso de amaciantes nas roupas, evitar se coçar para não piorar as feridas e provocar mais coceiras. Em alguns casos, o suor excessivo pode piorar as lesões.
O tratamento é feito com cremes hidratantes específicos de uso contínuo, nos períodos de crises pomadas com medicamentos nas áreas com feridas e nos casos mais graves, fototerapia e medicamentos imunossupressores.
A dermatite atópica pode comprometer muito a qualidade de vida, mas com tratamento bem indicado e cuidados é possível manter as crises de dermatite sob controle.