Vitiligo

O vitiligo é uma doença dermatológica crônica, caracterizada por manchas brancas, normalmente bem delimitadas. Está presente em1% das pessoas e pode estar associado a doenças auto imunes ou endocrinológicas com hipotireoidismo ou diabetes melito.

O indivíduo com vitiligo pode ter poucas manchas no corpo ou, na minoria dos casos, manchas extensas em uma grande área do corpo. Estas podem ficar estáveis (não aumentar de tamanho), aumentar a extensão rapidamente ou até mesmo regredir espontâneamente. Muitos pacientes associam o início do quadro com traumas físicos (ferida na pele ou queimadura solar) ou estresse emocional.

Embora ainda não exista cura para o vitiligo, existem diversos tratamentos para melhora estética e repigmentação das manchas brancas. É recomendado o uso de filtro solar para evitar queimaduras e piora das manchas, maquiagem estética para cobertura também pode ser interessante. Medicamentos na forma de pomadas e cremes com ação anti-inflamatória ajudam a induzir a repigmentação nas áreas de vitiligo. Assim como psolarênicos, medicamentos na forma de loção ou comprimidos que deixam a pele mais sensível a luz e facilitam a repigmentação. Também está presente no arsenal terapêutico fototerapia (aplicação controlada de um tipo de luz) e laser. Em casos muito específicos, em que o vitiligo está disseminado cobrindo a maior parte da pele e que não respondeu bem aos tratamentos anteriores, pode-se despigmentar a pele normal para uniformizar o tom de pele.

O vitiligo causa um grande impacto psicológico e dificuldades de adaptação social em muitos casos, em outros é encarado como característica da pele e não necessariamente um problema a ser tratado.

Em todos os casos, o vitiligo deve ser olhado com atenção e cuidado, levando sempre em conta o impacto que este tem na vida daquela pessoa. 

Compartilhe este artigo: